QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE MAGMA E LAVA ?

0
20

 

Os vulcões são classificados como um dos fenômenos naturais mais poderosos observados na Terra. Um vulcão oferece uma rota de fuga para a rocha fundida armazenada nas profundezas da Terra para chegar à superfície. As erupções podem ser explosivas ou silenciosas e foram testemunhadas em diferentes partes do mundo. Os geólogos estudaram esse fenômeno por séculos, ajudando as pessoas a entenderem informações sobre eles. Mas a final, quais são as diferenças entre magma e lava ?

O que é magma?

O que é magma?

O termo magma é obtido da palavra grega que significa “unguento grosso” e é usado para se referir a um material viscoso usado para lubrificação ou pomadas. O magma constitui rocha derretida ou parcialmente fundida, bem como voláteis, cristais, gases liquefeitos e água. Ele também tem outros elementos, incluindo magnésio, alumínio, cálcio, potássio e ferro. Magma se forma nas profundezas da Terra dentro das câmaras de magma sob o vulcão. Ela se forma majoritariamente em regiões do rifte continental, zonas de subducção e cordilheiras oceânicas, bem como pontos de acesso.

As temperaturas do magma variam entre 700 e 1600 graus Celsius. À medida que o magma sobe, as temperaturas caem, o que pode fazer com que ele se solidifique antes de chegar à superfície. Se se acumular numa câmara perto da superfície, pode explodir para a superfície para formar um vulcão e, subsequentemente, fluir para fora para a superfície. Se o magma não consegue criar um vulcão, ele se cristaliza dentro do manto ou da crosta do que é chamado de pluton. Em ambos os cenários, grande parte do magma acaba esfriando e formando rochas ígneas. O magma também existe em outros planetas terrestres, além da Terra, incluindo Marte, Mercúrio e Vênus, e também muitas luas, como a Lua da Terra.

O que é lava?

O que é lava?

Uma vez que o magma chega à superfície da Terra e entra em erupção de um vulcão, é oficialmente conhecido como lava. A lava é observada como um líquido incandescente saindo das rachaduras na crosta terrestre. O termo “lava” é derivado da palavra italiana que se traduz em “slide” ou “uma queda”. A palavra foi usada aparentemente pela primeira vez em associação com uma atividade vulcânica por Francesco Serao que anotou um breve relato, depois de observar a erupção do Vesúvio a partir de 14 maio-4 junho, 1737. Lava é predominantemente composto por silicatos principalmente micas, feldspatos, anfibólios, olivina, quartzo e piroxenas. Três tipos químicos de rochas ígneas que formam fluxos de lava uma vez erupcionados foram identificados. As lavas félsicas contêm tipicamente cálcio, sílica, potássio, sódio e alumínio, elementos que resultam na lava. s alta resistência e viscosidade. A lava pode entrar em erupção a temperaturas entre 650 e 750 graus Celsius, e eles são altamente viscosos, e eles geralmente se fragmentam quando são expelidos. A lava intermediária é mais rica em ferro e magnésio e mais baixa em sílica e alumínio. A lava é mais quente em 750 a 950 graus Celsius, e eles são menos viscosos. A lava máfica é rica em ferromagnesiana e geralmente explode a temperaturas acima de 950 graus Celsius.

As baixas de lavas são raras porque os fluxos são tipicamente lentos o suficiente para dar tempo para pessoas e animais se afastarem, embora isso dependa da viscosidade de uma lava particular. No entanto, mortes e ferimentos foram relatados porque eles se moveram perto do fluxo ou seu caminho de fuga foi cortado ou raramente porque o fluxo de lava se move muito rápido. Mortes atribuídas a vulcões geralmente têm uma causa diferente, como explosões desencadeadas pela interação de fluxo de água e lava, ejeção vulcânica, gases venenosos e lahares.

Diferenças entre Lava e Magma

Embora a lava e o magma sejam usados ​​às vezes de forma intercambiável, há uma diferença significativa entre os dois conceitos. Magma dá origem à lava como lava simplesmente definida é o magma que atinge a superfície da terra através de vulcões e outras aberturas. O magma, por outro lado, é rocha derretida armazenada na crosta terrestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here